O aplicativo de fotos de propriedade do Facebook está trabalhando para incorporar ferramentas que notificam os usuários quando eles estão prestes a publicar comentários ofensivos em uma de suas publicações.
Instagram tem sido duramente criticado por não tomar as medidas necessárias para evitar o assédio online.
Por essa razão, ele anunciou recentemente que está experimentando uma nova função, aprimorada com inteligência artificial, para que os usuários da rede sejam notificados se estiverem prestes a receber um comentário ofensivo em uma publicação.
Por exemplo, se alguém escrever um insulto como "você é feio, bobo, etc.", o aplicativo notificará e primeiro consultará o proprietário do perfil para garantir a publicação desse comentário.
Por outro lado, o Instagram também está testando uma nova ferramenta chamada "Restringir" (Restringir) muito semelhante ao bloqueio, com a diferença de que nem o dono do perfil nem o resto dos seguidores podem ver os comentários da pessoa restrita.
É como "invisibilizar" a pessoa, que pode continuar a comentar como se nada tivesse acontecido e sentir que tudo continua igual. Além disso, essas pessoas não poderão ver quando o usuário "assediado" estiver on-line ou se lerem as mensagens que enviaram a ele em particular.
Além dessas medidas, no mês passado a rede social informou que vai limpar qualquer tipo de conteúdo que incite à violência e ao ódio.