NetXee

WhatsApp permitirá que você converse com outros aplicativos de mensagens criptografadas

WhatsApp está trabalhando em um sistema de interoperabilidade que permitirá que seus 2 bilhões de usuários enviem e recebam mensagens de outros aplicativos de mensagens criptografadas, como Signal ou Telegram. Dizemos como funcionará e quais desafios representa.

WhatsApp permitirá que você converse com outros aplicativos de mensagens criptografadas

A interoperabilidade se concentrará inicialmente no envio de mensagens de texto, imagens, mensagens de voz, vídeos e arquivos entre duas pessoas. Chamadas em grupo e bate-papos virão mais tarde. É importante ressaltar que os usuários poderão escolher se desejam ou não participar da troca de mensagens com terceiros.

Em suma, o WhatsApp está abrindo seu jardim murado para permitir maior concorrência e facilitar a comunicação entre diferentes aplicativos de mensagens. No entanto, ainda levará algum tempo para implementar plenamente esta interoperabilidade.

Quais outros aplicativos de mensagens poderão se conectar ao WhatsApp?

Até o momento, não está claro quais empresas, se houver, planejam conectar seus serviços ao WhatsApp. A WIRED perguntou a 10 proprietários de serviços de mensagens ou chat, incluindo Google, Telegram, Viber e Signal, se planejavam considerar a interoperabilidade ou se já haviam trabalhado com o WhatsApp em seus planos. A maioria das empresas não respondeu aos pedidos de comentários. Aqueles que o fizeram, Snap e Discord, disseram que não tinham nada a acrescentar. (A Comissão Europeia está a investigar se o iMessage da Apple cumpre os limites para oferecer interoperabilidade com outras aplicações. A empresa não respondeu a um pedido de comentário. Também enfrentou recentemente desafios nos Estados Unidos sobre a natureza fechada do iMessage.)

Matthew Hodgson, cofundador da Matrix, que está construindo um padrão de código aberto para criptografia e opera o aplicativo de mensagens Element, confirma que sua empresa trabalhou com o WhatsApp em interoperabilidade em uma base “experimental”, mas não pode dizer mais nada. devido à assinatura de um acordo de confidencialidade. Em uma palestra no fim de semana passado, Hodgson mostrou arquiteturas “hipotéticas” de maneiras pelas quais a Matrix poderia se conectar aos sistemas de dois gatekeepers que não usam os mesmos protocolos de criptografia.

Enquanto isso, Julia Weis, porta-voz do aplicativo de mensagens suíço Threema, diz que embora o WhatsApp a tenha abordado para discutir seus planos de interoperabilidade, o sistema proposto não atendeu aos padrões de segurança e privacidade do Threema. “O WhatsApp especifica todos os protocolos e não teríamos como saber o que realmente acontece com os dados do usuário que são transferidos para o WhatsApp, afinal o WhatsApp é de código fechado”, afirma Weis. (A política de privacidade do WhatsApp informa como ele usa os dados das pessoas.)

Resumindo, embora o WhatsApp esteja trabalhando na interoperabilidade, ainda não foi confirmado quais aplicativos específicos poderão se conectar. Teremos que esperar que mais detalhes sejam publicados em março e ver como esse processo se desenvolve nos próximos meses.

Temas: iphone , android , whatsapp
Este sitio web utiliza cookies propias y de terceros para ofrecer una mejor experiencia, servicios y mostrarte publicidad relacionada con tus preferencias mediante el análisis de tus hábitos de navegación. Si continuas navegando, consideramos que aceptas su uso. Puedes cambiar la configuración de tus cookies de tu navegador en cualquier momento u obtener más información aquí.