Carros que falam com semáforos, pessoas e outros carros. Veículos que mudam dependendo do humor do motorista, carros que visibilizam o invisível aos olhos dos usuários. Conheça nesta nota algumas das inovações apresentadas na mais importante feira de tecnologia do planeta: a CES 2019.
O Consumer Electronic Show (CES) 2019 é a maior exposição de tecnologia do mundo, onde gigantes da tecnologia e empresas automotivas mostram as inovações mais disruptivas que você pode imaginar.
Alguns protótipos de transporte apresentados na CES 2019 tornarão a experiência de direção totalmente diferente das atualmente conhecidas. Existem inovações que realmente geram transformações radicais. Nós mostramos alguns deles.
A Ford, juntamente com a Qualcomm , apresentou um sistema sem fio através do qual um veículo pode se comunicar com outras pessoas, com sinais de trânsito e até mesmo com pessoas, a fim de gerar um tráfego mais seguro e eficiente. Este sistema foi projetado para evitar acidentes, por exemplo, por motoristas que cometem infrações ao passar semáforos em vermelho ou por pedestres distraídos e imprudentes. As empresas pretendem incorporar este sistema com a tecnologia C-V2X a todos os veículos até o ano 2022.
Por outro lado Mercedez Benz , apresentou o Mercedez-Benz Vision Urbanetic. Uma van para usar como um transporte coletivo que reconhece onde a maior demanda é e vai até esse ponto. Também a marca da estrela apresentou o CLA com tecnologia NVIDIA, com assistentes de voz e corretor de pista automaticamente. Sua idéia é incorporar 100% de veículos autônomos até o ano 2022, assim como a Bosch pretende fazer. O último destaca seu sistema interno que pode mover os usuários mentalmente para um ambiente diferente do que eles são na realidade.
A Nissan, por outro lado, como a Bosch, também pretende modificar a percepção da realidade dos usuários desses veículos por meio da tecnologia Invisível-visível (invisível a visível) - o I2V nada mais é do que uma realidade aumentada em que o mundo real com o virtual. Com esta tecnologia, você pode ver imagens sobrepostas e informações de vários sensores e câmeras localizadas no veículo, bem como informações armazenadas na nuvem. Isso é para que você possa ver, por exemplo, o que está por trás de um prédio.
Por outro lado, a Samsung , juntamente com a Harman International , utilizando a tecnologia C-V2X, desenvolveu uma cabine inteligente que contém uma câmera que reconhece o motorista, registra seus movimentos e expressões faciais. Se o motorista está prestes a dormir, um alarme soa e alerta-o para evitar acidentes. Ele também tem informações sobre o meio ambiente, para que o motorista seja avisado sobre atrasos na estrada, permitindo o uso eficiente do tempo. O carro também irá parar automaticamente quando um pedestre estiver atravessando a rua.
Por sua vez, a BMW desenvolveu o BMW R1200 Autonomous, uma motocicleta com direção autônoma que pode viajar sozinha ou com tripulação. Isso será possível através de software e giroscópios que aprendem e reiteram manobras anteriormente realizadas pelo usuário do driver.
A KIA , empresa coreana, desenvolveu o KIA READ (Real-Time Emotional Adaptative Driving), um veículo que possui um compartimento de passageiros interativo, que usa sensores para medir a atividade eletro-dérmica, temperatura, freqüência cardíaca e reconhecimento facial do motorista. em tempo real e antecipar possíveis falhas na condução. Além disso, por meio de inteligência artificial, o veículo adaptaria sua cabine ao gosto dos passageiros habituais.