O Telegram continua a crescer e a buscar mais downloads, adicionando novos recursos. Entre as novidades da última versão está a possibilidade de optar por mostrar ou não o nosso número de telefone.
Agora também podemos fazer configurações de privacidade mesmo para bate-papos em grupo, com quem compartilhar ou não, confirmar ações e pesquisar mensagens de uma forma mais amigável, assistir a canais públicos sem precisar abrir uma conta, entre outros.
Dessas mudanças, uma que não foi nomeada e talvez a mais relevante é a possibilidade de associar um grupo a um canal, a fim de gerar interações e formar uma comunidade.
No Telegram, um canal está pensando em enviar conteúdo para milhares de assinantes de maneira unidirecional, sem a possibilidade de comentar. Com essa nova alteração, um grupo pode ser associado a esse canal para funcionar como um fórum, onde os tópicos relacionados ao canal são tratados. O grupo associado pode ser montado no momento ou associar um já existente.
Vale ressaltar que, como em qualquer espaço onde duas ou mais pessoas participam, a figura do moderador deve estar presente; neste caso, o administrador do canal, para não só moderar os comentários, mas para controlar o spam, gerando assim uma comunidade do tema selecionado.