O serviço acaba de incorporar uma nova opção para configurar, por padrão, as mensagens temporárias dos chats. Podem desaparecer em 24 horas, 7 ou 90 dias, dependendo da opção escolhida.
O WhatsApp acaba de adicionar uma nova proposta para melhorar a privacidade de seus usuários e reduzir o armazenamento contínuo de mensagens de conversas.
Desta vez, trata-se da função "mensagens temporárias pré-determinadas" , um ajuste na configuração do aplicativo que os usuários poderão estabelecer para novos bate-papos individuais ou em grupo, com uma duração pré-determinada para eles.
Esta nova opção apresenta-se como uma proposta mais potente do que a incorporada no ano passado, de mensagens que se autodestruem depois de um certo tempo. Além disso, até agora, esta função tinha que ser acionada chat por chat, situação que não ocorre com a nova proposta, pois a partir do momento em que as mensagens temporárias pré-determinadas forem acionadas, novas conversas serão configuradas para desaparecerem automaticamente no período escolhido , que pode ser: 24 horas ou, a grande novidade de duas novas durações: uma semana ou 90 dias.
O ajuste pode ser feito por qualquer usuário e participante dos chats e é acompanhado de mensagem notificando o fato. No caso de bate-papos em grupo, ele ou qualquer um dos administradores pode ativá-lo.
Em ambos os casos, um ícone com um cronômetro aparecerá na foto do perfil.
Obviamente, esta configuração tem algumas limitações, visto que qualquer usuário pode fazer uma captura de tela, tirar fotos ou encaminhar mensagens antes que desapareçam, a mesma situação que os conteúdos efêmeros (vídeos e fotos que desaparecem depois de serem vistos uma vez, veja nota: Visualização única de fotos e vídeos no WhatsApp ).
A função, para chats individuais, é ativada da seguinte forma: