O SmartTV é outra opção para os hackers atacarem; Por estar on-line e conter informações como fotos, vídeos ou documentos, eles expõem os usuários a possíveis sequestros e extorsões.
É comum que alguns usuários utilizem sua SmartTV para navegar na Internet, expondo desta forma muitos dados que são a atração perfeita para os ciberatautas. Os hackers podem acessar as chaves do Netflix , Spotify , inserir um vírus ou até mesmo "seqüestrar" a TV para solicitar um resgate.
Infelizmente, muitos televisores não contêm um sistema eficiente para se proteger desses ataques cibernéticos, por isso é recomendável navegar com certas precauções, sites seguros, baixar aplicativos oficiais e ter sistemas operacionais atualizados, além de usar um bom antivírus.
ESET, uma empresa líder na detecção proativa de ameaças, publicou um recente relatório chamado "SmartTV: uma porta dos fundos em nossa casa?". Nele, ele aponta que há uma grande vulnerabilidade a ataques cibernéticos por meio de SmartTVs, uma vez que uma alta porcentagem de aparelhos de televisão opera sob sistemas móveis e contém muitas informações, como fotos, vídeos ou documentos que podem ser usados para sequestros e extorsão.
De acordo com o relatório ESET, o sistema operacional Android, presente em 39% do SmatTV, ajuda os hackers a obter códigos maliciosos que afetam as TVs, além do fato de que é fácil entrar em câmeras e microfones que lhes permitem usar o sistema. assistente de voz, jogos e conferências.
Isso não é tudo, a ESET também aponta que os hackers podem não apenas acessar arquivos, eles também podem observar o movimento na casa e até gravar conversas para que o usuário seja exposto a possíveis extorsões e / ou sequestros.
A Samsung oferece uma opção para proteger sua SmartTV de hackers. Esta empresa forneceu alguns passos simples para proteger suas smart TVs. Para isto é necessário entrar no "Menu", depois selecionar a opção "Sistema", depois selecionar "Segurança Inteligente" e finalmente ativar a "Segurança no dispositivo".