NetXee

Você é viciado em WhatsApp? Conheça os sintomas

O uso do WhatsApp está se tornando mais difundido e está causando danos à saúde mental de alguns de seus usuários, principalmente os mais jovens. O uso excessivo deste aplicativo gera sintomas que alertam para um possível vício.

Você é viciado em WhatsApp? Conheça os sintomas

Segundo a coordenadora de Psicologia Organizacional, da Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma do México (UNAM), Erika Villavicencio Allub, o uso excessivo da aplicação diminui os receptores de dopamina no cérebro.

Embora o especialista tenha dito que esse vício não é encontrado no "Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais", há pesquisas recentes adicionadas aos sintomas detectados que dão indícios de que poderia ser uma codependência às tecnologias da informação. e comunicação (TIC).

A sensação agradável ao rever as mensagens do WhatsApp chega ao cérebro e força, de alguma forma, a verificar constantemente o aplicativo. É até possível ficar "alucinado", receber notificações quando, na realidade, elas não existem e até mentir sobre o tempo real em que o WhatsApp foi usado.

Alguns dos sintomas dos adictos ao WhatsApp são, segundo o especialista: falta de cuidados pessoais, esquecer o número de horas de sono, descuido na dieta, baixo desempenho no trabalho, entre outros.

Se a dependência for ainda mais forte, os ataques de ansiedade ocorrem quando você não tem acesso ao aplicativo ou quando a bateria do celular está prestes a acabar. Isso leva a sintomas adicionais, devido à síndrome de abstinência quando não estiver usando o aplicativo, tais como: tédio, insônia, irritabilidade, raiva, nervosismo, ansiedade, depressão e / ou fadiga.

O especialista também observou que um especialista é aquele que deve diagnosticar o vício e determinar se deve ser tratado com uma terapia cognitivo-comportamental ou se é necessário também incorporar algum tipo de medicamento.

Ele também ressaltou que a dependência dos jovens é mais forte, causando em alguns casos acidentes de trânsito por distração ao usar o aplicativo, por exemplo, dirigir ao mesmo tempo em que é usado ou nos casos de pedestres, cruzando as ruas controlando o trânsito. celular

Villavicencio Allub também discutiu a importância de aumentar a conscientização sobre o uso das TICs, uma vez que elas fazem parte de nossas vidas e não podemos ignorá-las. No entanto, recomenda um uso correto e não abusivo do mesmo para que não interfira negativamente na vida diária.

Este sitio web utiliza cookies propias y de terceros para ofrecer una mejor experiencia, servicios y mostrarte publicidad relacionada con tus preferencias mediante el análisis de tus hábitos de navegación. Si continuas navegando, consideramos que aceptas su uso. Puedes cambiar la configuración de tus cookies de tu navegador en cualquier momento u obtener más información aquí.