O aplicativo de serviço de mensagens instantâneas está prestes a incorporar uma nova função, agora será possível rastrear a origem e a data das imagens de transmissão (pesquisa inversa) para evitar a disseminação de informações falsas usando imagens tiradas do contexto.
Sabe-se que um dos principais meios pelos quais a informação é disseminada é através do WhatsApp, no entanto, grande parte dessa notícia é falsa e gera desinformação. Atualmente, qualquer usuário pode criar informações falsas com uma imagem tirada do contexto e facilmente distribuída pelo aplicativo.
No entanto, o WhatsApp tem lutado contra a propagação deste tipo de notícias e desenvolvido várias estratégias para alcançá-lo, uma das quais era limitar o número de pessoas que podem ser enviadas conteúdo, certos chats, imagens, links para através do aplicativo, para evitar a propagação de "Notícias falsas".
Em breve, conforme relatado pela WABetaInfo, o site que relata os desenvolvimentos do WhatsApp, o aplicativo irá adicionar uma função na versão 2.19.73 para Android, que permitirá a busca reversa de imagens no Google. Consiste principalmente em poder ver nas imagens transmitidas em um chat, a origem e a data da foto em que apareceu online pela primeira vez.
Esta nova ferramenta de verificação impedirá o uso de imagens tiradas do contexto para mostrar informações falsas, por exemplo, de eventos anteriores ou de outros lugares, o que geralmente é feito com algumas intenções políticas ou manipulação. Exemplos claros desses casos são fotos de demonstrações ou mostrando alguma catástrofe, gerando desinformação e, às vezes, efeitos colaterais extremos.