Os cibercriminosos encontraram uma nova maneira de enganar suas vítimas por meio de um e-mail que promete mostrar fotos e vídeos do parceiro em uma situação de "transigência" ou infidelidade.
Já sabemos que nos últimos anos as redes sociais têm ajudado os relacionamentos românticos a se tornarem cada vez mais complicados. Isso se deve à facilidade de contato com outras pessoas que as redes oferecem, à possibilidade de criação de contas falsas para interagir com determinados usuários, aos duvidosos “likes” que são dados aos seguidores e muito mais.
Nesse contexto, os cibercriminosos (hackers) descobriram um novo método de “pishing” para roubar informações essenciais necessárias e realizar o roubo ou chantagem cibernética daqueles que não têm certeza de seu parceiro.
O golpe utiliza dados pessoais de uma pessoa conhecida da vítima, para enviar um e-mail informal e não levantar suspeitas. O e-mail fraudulento promete provar a alegada infidelidade do casal e contém um anexo, geralmente um zip ou rar, com fotos e evidências em vídeo da fraude.
Quando o destinatário baixa o arquivo, o que ele está realmente fazendo é permitir que o malware entre em seu dispositivo. Este código malicioso consegue obter senhas de bancos e redes sociais, necessárias para roubar dinheiro ou fazer chantagem.
Pelo exposto, é aconselhável falar com a pessoa que supostamente enviou o e-mail e / ou com o parceiro antes de abrir este tipo de e-mail suspeito e cair no engano.