Para forçar a integração do e-commerce na rede social, o Facebook funciona na guia SHOPS que já está aparecendo em alguns países.
Mark Zuckerberg busca que o Facebook e o Instagram possam abranger todo o circuito que envolve atrair e vender para que os usuários que escolham seus produtos dentro das plataformas não precisem se afastar deles para efetivar sua compra. Esse objetivo para a rede social Facebook já foi alcançado em alguns países.
Criar sua própria loja no Facebook é tão simples quanto criar uma página, tendo atualmente uma loja disponível para milhares de compradores em potencial. Além disso, clientes e vendedores entram em contato por meio do Messenger, Instagram Direct ou WhatsApp.
Para que cada potencial cliente encontre o que procura, o Facebook Shops desenhou filtros muito específicos, graças a softwares de visão computacional, que vão desde a diferenciação dos produtos por marcas, designs, cores e estilos, além de disponibilizar ferramentas de empresas para personalizar suas lojas, apresentar produtos ou coleções específicas, etc.