No turbilhão de buscas de alternativas viáveis para o WhatsApp, após a comunicação sobre as novas políticas de uso, dois aplicativos ganharam força no mercado em rápido crescimento: Signal e Telegram . Ambos prometem bom desempenho em um ambiente mais seguro e privado.
O sinal possui características superiores no que diz respeito à proteção de dados, em relação ao Telegram :
- Criptografia ponta a ponta
Esse recurso permite que as conversas que ocorrem através do aplicativo em todo o mundo não possam ser lidas pela empresa que gerencia o aplicativo, neste caso a Signal Foundation. Desta forma, a Signal faz a diferença em uma área tão valorizada como confidencialidade e segurança.
- Sistema de código aberto
Como este aplicativo é de código aberto, qualquer pessoa pode usá-lo, de forma que também uma pessoa possa conhecer a estrutura do aplicativo e saber que o Signal não vaza informações.
- PIN inicial
Ao baixar o Signal pela primeira vez, o aplicativo pedirá ao usuário para registrar um PIN pessoal, que será criptografado. Se uma pessoa deseja acessar a conta de outro dispositivo, será impossível com esta chave de bloqueio.
- Segurança no recebimento de mensagens de contatos desconhecidos
Um usuário do Signal só pode acessar o número do telefone celular e o dia em que se conectou pela última vez (não a hora). Vale ressaltar que nas auditorias que a empresa recebeu, foi verificado que apenas o número do usuário, a data de criação e a data da última conexão são salvos.