NetXee

Os “Gostos” serão removidos do Facebook e Instagram?

O Facebook e o Instagram começaram a testar para eliminar o número de curtidas visíveis de postagens, ou seja, "ocultar" o sucesso ou falha pública de um conteúdo, uma vez que ele só pode ser visualizado em particular por quem o postou.

Os “Gostos” serão removidos do Facebook e Instagram?

Bem-estar digital ...

O Facebook anunciou que incorporará nas duas plataformas um sistema no qual os usuários não poderão ver os gostos dos posts de outras pessoas, apenas os seus.

O principal objetivo desta medida é que os usuários estejam mais ocupados em compartilhar o conteúdo que lhes interessa, do que em apenas fazê-lo para obter "curtidas".

Segundo certos estudos e opiniões de especialistas, a adoção dessa medida reduziria a pressão social sobre os jovens, porque eles são valorizados nas redes sociais. Além disso, por estar em constante preocupação com sua aparência física ou conectado por muitas horas, gerando ansiedade e até problemas de insônia.

Sabe-se que essas redes aumentaram o narcisismo, o “eu” em primeiro lugar e que a imagem é tudo, o que traz efeitos negativos aos usuários, como: pressão social, exibicionismo, falta de privacidade, privacidade, ameaças em algumas ocasiões , extorsão, cyberbullying etc.

Por outro lado, os especialistas também pensam que a principal idéia da empresa é incentivar os usuários com poucos “gostos” ou seguidores a não serem “passivos”, ou seja, simples espectadores daqueles com maior influência nas redes, pois Dessa forma, um conteúdo valioso está sendo perdido, e é exatamente isso que se busca.

Eles também afirmam que essa medida pode ter consequências significativas nos relacionamentos. No nível fisiológico, por exemplo, se os "gostos" forem eliminados, o vício nessas aplicações seria reduzido, pois está comprovado que ele gera descargas de dopamina (hormônios da felicidade) ao receber notificações "semelhantes".

No nível sociológico, a adoção dessa medida poderia trazer repercussões ao ato de publicar momentos vitais e também reduziria o sentimento de “ingressar no grupo”, sendo reconhecida por receber o mesmo gesto, diminuindo a motivação da necessidade de recebê-los e de projeção social.

Sem um senso de “adesão ao grupo” (comportamento básico em humanos), os usuários deixariam de se interessar tanto pela vida de outras pessoas, sendo capazes de colocar mais foco em si mesmos, obviamente trazendo bem-estar e consequências saudáveis.

Os testes já começaram a ser implementados em vários países. O Facebook já o implementou na Austrália em 27 de setembro e o Instagram em sete países: Canadá, Austrália, Brasil, Irlanda, Japão, Itália, Nova Zelândia.

Este sitio web utiliza cookies propias y de terceros para ofrecer una mejor experiencia, servicios y mostrarte publicidad relacionada con tus preferencias mediante el análisis de tus hábitos de navegación. Si continuas navegando, consideramos que aceptas su uso. Puedes cambiar la configuración de tus cookies de tu navegador en cualquier momento u obtener más información aquí.