NetXee

O primeiro avião elétrico chega

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram a primeira aeronave elétrica que voa sem o uso de combustíveis fósseis e não possui hélices ou turbinas. O design do protótipo pesa 2,45 kg e já passou por vários testes com sucesso.

O primeiro avião elétrico chega

A aeronave, desenvolvida por um grupo de pesquisadores do MIT, não possui partes móveis, por isso não precisa de combustíveis fósseis para o seu funcionamento. Usando propulsão iônica, este avião pode voar.

Oriol Lizandra, professor da Universidade Politécnica da Catalunha, explica que a propulsão iônica está na aceleração dos íons positivos e que a lei de Newton de "ação e reação" emite uma força no acelerador que captura esses íons, mas na direção oposta.

A aeronave é silenciosa, pesa apenas dois quilos e mede 5 metros. Ele conseguiu 10 testes bem sucedidos voando 60 metros não tripulados, em um espaço interior e a uma velocidade de 4,8 metros por segundo.

Os resultados destes testes foram publicados na revista científica "Nature" e confirmam que os voos neste avião são possíveis.

Os pesquisadores disseram que até esse desenvolvimento se acreditava que a eletrodinâmica não era viável para impulsionar um avião e apontou que a eficiência energética melhora quando a velocidade da aeronave aumenta.

O próximo desafio é que ele pode ser tripulado. No momento não é possível, pois os testes geraram um empurrão que permitiu mobilizar um pequeno protótipo.

Steven Barret, um dos autores do estudo publicado na Nature, expressa uma posição otimista sobre a possibilidade de que aeronaves movidas a vento iônico possam ser tripuladas. Ele disse que, se possível, poderia levar décadas para alcançá-lo.

Por outro lado, este tipo de veículo tem a vantagem de ser silencioso e muito importante, é a redução de elementos poluentes que eles produzem. Por estas razões, presume-se uma maneira interessante de continuar desenvolvendo e pesquisando essas aeronaves, para as quais empresas como a Boeing e a Airbus apostam em seu grande potencial na aviação.

Este sitio web utiliza cookies propias y de terceros para ofrecer una mejor experiencia, servicios y mostrarte publicidad relacionada con tus preferencias mediante el análisis de tus hábitos de navegación. Si continuas navegando, consideramos que aceptas su uso. Puedes cambiar la configuración de tus cookies de tu navegador en cualquier momento u obtener más información aquí.