NetXee

Eles testam um marcapasso que se alimenta do batimento cardíaco

Os marcapassos, esses pequenos dispositivos que salvam vidas inumeráveis, mas cuja bateria tem autonomia limitada, poderiam ser substituídos por pequenos dispositivos de material flexível que se alimentam dos próprios batimentos cardíacos e não devem ser substituídos.

Eles testam um marcapasso que se alimenta do batimento cardíaco

Os marcapassos são dispositivos que são inseridos cirurgicamente perto do coração, regulam a estimulação cardíaca e sua frequência por sinais elétricos. Eles geralmente são aplicados para uma condição que reduza a frequência cardíaca normal.

Esses pequenos dispositivos, que salvam muitas vidas humanas, usam baterias que têm uma duração limitada de 5 a 12 anos, que devem ser substituídas novamente por outra intervenção cirúrgica.

No entanto, um grupo de pesquisadores da Universidade Jiao Tong, em Xangai, liderado por Bin Yang, está testando um protótipo de marcapasso em animais alimentado pelo batimento cardíaco.

Os resultados dos primeiros testes que foram realizados em suínos foram publicados na revista científica "Acs Nano", com resultados muito bons. No entanto, Yang disse que eles ainda têm um longo caminho a percorrer, já que ainda precisam terminar esses testes em porcos e depois executá-los em macacos e depois em cinco ou seis anos, se houver bons resultados, experimentar esses marcapassos em seres humanos

Até agora, várias tentativas foram feitas para desenvolver marca-passos que trabalham com o batimento cardíaco como uma fonte natural de energia, mas com resultados mal sucedidos devido à complexidade devido à sua miniaturização, estruturas rígidas e outras causas.

O protótipo de marcapasso desenvolvido por esses pesquisadores chineses é implantado sob a pele, perto da clavícula, e possui uma estrutura de plástico flexível que se une a camadas que produzem energia quando se curvam.

Nos experimentos com suínos, os resultados mostraram que os batimentos cardíacos modificaram a forma da estrutura piezelétrica, obtendo energia suficiente para seu funcionamento adequado e alcançando o nível dos marcapassos convencionais operados por bateria.

Este sitio web utiliza cookies propias y de terceros para ofrecer una mejor experiencia, servicios y mostrarte publicidad relacionada con tus preferencias mediante el análisis de tus hábitos de navegación. Si continuas navegando, consideramos que aceptas su uso. Puedes cambiar la configuración de tus cookies de tu navegador en cualquier momento u obtener más información aquí.