NetXee

Como usar o Google Classroom?

A missão desta ferramenta gratuita do Google é gerenciar "uma sala de aula" de forma colaborativa e online. É uma plataforma de gerenciamento de aprendizado ou Sistema de Gerenciamento de Aprendizado. Nesta nota, mostramos as etapas para executar algumas tarefas básicas.

Como usar o Google Classroom?

O Google Classroom é uma ferramenta criada pelo Google em 2014, totalmente gratuita e que permite gerenciar aulas na área educacional, para 100% de ensino a distância.

É uma ferramenta ideal para esse período em que o contato físico ou a abordagem não são possíveis. Ele foi projetado para organizar assuntos, criar documentos, compartilhar conteúdo, agendar reuniões e muito mais entre professores e alunos.

O Google Classroom funciona diretamente relacionado às contas do Gmail, por isso é necessário ter uma criada para este aplicativo. A plataforma está disponível em sua versão para desktop ou aplicativo.

As etapas indicadas abaixo são por meio do aplicativo móvel, mas a interface é idêntica na versão da Web; portanto, não deve haver inconveniente para executar essas etapas como referências.

Conecte-Se

A primeira coisa que abordaremos neste guia é o login na plataforma. É possível fazer isso no site: classroom.google.com ou no aplicativo no celular (baixe-o anteriormente), inserindo a conta do Gmail que você usará para trabalhar.

Crie uma turma

Se vamos criar uma turma, no papel de professor, é necessário clicar no sinal (+) que fica na margem superior direita da tela e selecionar esta opção.

Então você deve escolher se deve ou não usar a ferramenta em nome de uma escola com os alunos. Nesse caso, você deve criar uma conta gratuita do Gsuite. Caso contrário, você deve concordar em ler o aviso e continuar o processo.

Aparecerá uma tela com quatro campos, a ser preenchida com os seguintes dados: Nome da turma, Seção, Sala de aula e Assunto. Depois de concluídas, a opção "Criar" deve ser selecionada.

Compartilhe a turma com os alunos

Para que os alunos participem da aula criada, é possível fazer isso na opção "Pessoas", convidando-os através de seus endereços de e-mail (seção "Estudantes" / Adicionar) ou fornecendo o código da turma que o aplicativo gerou automaticamente. .

Na classe gerada, se a roda for selecionada na margem superior direita da tela, o código da classe também aparecerá na seção "Geral".

Redefinir o código da turma

É possível editar o código da turma, caso haja algum problema, por exemplo, um aluno se inscreve nessa turma e não deveria ter feito isso. Para fazer a alteração, na mesma seção mencionada acima, você deve escolher os três pontos e selecionar a opção "Redefinir o código da classe".

É válido esclarecer que nesta seção também é possível configurar as notícias, entre as opções existentes: que os alunos podem comentar e publicar conteúdo, que apenas podem comentar ou que apenas os professores podem comentar e publicar.

Crie e compartilhe conteúdo

Após a criação da turma, se você inserir a opção "Trabalhos", é possível realizar as seguintes atividades:

Tarefa: A partir daqui, você pode fazer upload de arquivos, adicionar uma descrição, um título, atribuir pontos para a conclusão da tarefa, definir a data e a hora da entrega, entre outras opções.

Pergunta: Você pode fazer perguntas aos alunos e selecionar o formato de resposta que deseja receber.

Material: Nesta opção, é possível adicionar conteúdo e adicionar um título e uma descrição.

Tema: Nesta seção, é possível criar e organizar cada um dos temas para organizar as publicações.

Reutilizar postagem: usado para colocar uma postagem no passado no modo de lembrete.

Aqui está um exemplo de como seria uma classe criada com as opções vistas:

Participar de uma aula

Se a plataforma de função do aluno for usada, o símbolo (+) e a opção "Participar de uma aula" deverão ser selecionados.

Para isso, obviamente precisamos do convite enviado pelo professor para o nosso e-mail ou o código da turma, que deve ser inserido quando solicitado.

Depois de entrar na turma, é possível ver todas as publicações que o professor fez. Por exemplo, você pode responder à pergunta que você fez, pública ou privada, e ver as respostas dos colegas de classe.

Entregar um trabalho

É necessário considerar que, se o professor estabelecer um prazo para fazê-lo, ele deverá ser respeitado ou atrasado com a entrega, o que pode se refletir na pontuação final.

O trabalho pode ser enviado do Drive, um arquivo já criado, uma foto, um registro etc.

Quando o conteúdo for carregado, selecione "Entregar" e você poderá adicionar um comentário ou esclarecimento particular.

Uma vez entregue o trabalho, o professor recebe um e-mail informando-o desse fato.

Depois que o trabalho for entregue, se necessário, você poderá cancelar a entrega e enviá-la novamente com as correções apropriadas.

Classifique as tarefas solicitadas pelos alunos

O professor receberá e-mails sempre que os alunos concluírem a tarefa solicitada. Você poderá ver o arquivo anexado, classificá-lo e fazer um retorno por escrito na seção de comentários.

Após a avaliação do trabalho, o aluno receberá sua nota por e-mail ou poderá consultá-la no painel do aplicativo.

Participar de aulas

Para "lista de rolagem", o professor deve ir para as opções "Pessoas" e escolher o ícone dos quatro cubos. Abaixo está a lista de alunos onde você pode verificar se cada um deles está ausente ou se é necessário ligar mais tarde para lembrá-los da turma.

Este sitio web utiliza cookies propias y de terceros para ofrecer una mejor experiencia, servicios y mostrarte publicidad relacionada con tus preferencias mediante el análisis de tus hábitos de navegación. Si continuas navegando, consideramos que aceptas su uso. Puedes cambiar la configuración de tus cookies de tu navegador en cualquier momento u obtener más información aquí.