A missão desta ferramenta gratuita do Google é gerenciar "uma sala de aula" de forma colaborativa e online. É uma plataforma de gerenciamento de aprendizado ou Sistema de Gerenciamento de Aprendizado. Nesta nota, mostramos as etapas para executar algumas tarefas básicas.
O Google Classroom é uma ferramenta criada pelo Google em 2014, totalmente gratuita e que permite gerenciar aulas na área educacional, para 100% de ensino a distância.
É uma ferramenta ideal para esse período em que o contato físico ou a abordagem não são possíveis. Ele foi projetado para organizar assuntos, criar documentos, compartilhar conteúdo, agendar reuniões e muito mais entre professores e alunos.
O Google Classroom funciona diretamente relacionado às contas do Gmail, por isso é necessário ter uma criada para este aplicativo. A plataforma está disponível em sua versão para desktop ou aplicativo.
As etapas indicadas abaixo são por meio do aplicativo móvel, mas a interface é idêntica na versão da Web; portanto, não deve haver inconveniente para executar essas etapas como referências.
A primeira coisa que abordaremos neste guia é o login na plataforma. É possível fazer isso no site: classroom.google.com ou no aplicativo no celular (baixe-o anteriormente), inserindo a conta do Gmail que você usará para trabalhar.
Se vamos criar uma turma, no papel de professor, é necessário clicar no sinal (+) que fica na margem superior direita da tela e selecionar esta opção.
Então você deve escolher se deve ou não usar a ferramenta em nome de uma escola com os alunos. Nesse caso, você deve criar uma conta gratuita do Gsuite. Caso contrário, você deve concordar em ler o aviso e continuar o processo.
Aparecerá uma tela com quatro campos, a ser preenchida com os seguintes dados: Nome da turma, Seção, Sala de aula e Assunto. Depois de concluídas, a opção "Criar" deve ser selecionada.
Para que os alunos participem da aula criada, é possível fazer isso na opção "Pessoas", convidando-os através de seus endereços de e-mail (seção "Estudantes" / Adicionar) ou fornecendo o código da turma que o aplicativo gerou automaticamente. .
Na classe gerada, se a roda for selecionada na margem superior direita da tela, o código da classe também aparecerá na seção "Geral".
É possível editar o código da turma, caso haja algum problema, por exemplo, um aluno se inscreve nessa turma e não deveria ter feito isso. Para fazer a alteração, na mesma seção mencionada acima, você deve escolher os três pontos e selecionar a opção "Redefinir o código da classe".
É válido esclarecer que nesta seção também é possível configurar as notícias, entre as opções existentes: que os alunos podem comentar e publicar conteúdo, que apenas podem comentar ou que apenas os professores podem comentar e publicar.
Após a criação da turma, se você inserir a opção "Trabalhos", é possível realizar as seguintes atividades:
Tarefa: A partir daqui, você pode fazer upload de arquivos, adicionar uma descrição, um título, atribuir pontos para a conclusão da tarefa, definir a data e a hora da entrega, entre outras opções.
Pergunta: Você pode fazer perguntas aos alunos e selecionar o formato de resposta que deseja receber.
Material: Nesta opção, é possível adicionar conteúdo e adicionar um título e uma descrição.
Tema: Nesta seção, é possível criar e organizar cada um dos temas para organizar as publicações.
Reutilizar postagem: usado para colocar uma postagem no passado no modo de lembrete.
Aqui está um exemplo de como seria uma classe criada com as opções vistas:
Se a plataforma de função do aluno for usada, o símbolo (+) e a opção "Participar de uma aula" deverão ser selecionados.
Para isso, obviamente precisamos do convite enviado pelo professor para o nosso e-mail ou o código da turma, que deve ser inserido quando solicitado.
Depois de entrar na turma, é possível ver todas as publicações que o professor fez. Por exemplo, você pode responder à pergunta que você fez, pública ou privada, e ver as respostas dos colegas de classe.
É necessário considerar que, se o professor estabelecer um prazo para fazê-lo, ele deverá ser respeitado ou atrasado com a entrega, o que pode se refletir na pontuação final.
O trabalho pode ser enviado do Drive, um arquivo já criado, uma foto, um registro etc.
Quando o conteúdo for carregado, selecione "Entregar" e você poderá adicionar um comentário ou esclarecimento particular.
Uma vez entregue o trabalho, o professor recebe um e-mail informando-o desse fato.
Depois que o trabalho for entregue, se necessário, você poderá cancelar a entrega e enviá-la novamente com as correções apropriadas.
O professor receberá e-mails sempre que os alunos concluírem a tarefa solicitada. Você poderá ver o arquivo anexado, classificá-lo e fazer um retorno por escrito na seção de comentários.
Após a avaliação do trabalho, o aluno receberá sua nota por e-mail ou poderá consultá-la no painel do aplicativo.
Para "lista de rolagem", o professor deve ir para as opções "Pessoas" e escolher o ícone dos quatro cubos. Abaixo está a lista de alunos onde você pode verificar se cada um deles está ausente ou se é necessário ligar mais tarde para lembrá-los da turma.